sábado, 13 de agosto de 2011

Tu és o Oleiro, barro sou eu.

O oleiro não precisa pedir a opinião do barro; ele faz o que ele quer. Deus então afirma claramente: “Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18:6). Nos versículos seguintes (18:7-10) Deus afirma que é Seu direito agir conforme Ele quer em relação a qualquer povo da Terra. Além disto, como Israel esqueceu-se da soberana majestade de Deus e foi atrás de outros deuses (18:15, 19:4-5), o Senhor quebra-los-ia como o oleiro quebra um vaso defeituoso (19:6-13).
Se Isaías destaca a Palavra de Deus (o barro nunca saberá mais que o oleiro), Jeremias destaca as ações de Deus (o oleiro nunca faz o que o barro quer, mas o que ele quer). Como diz Paulo: “…não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Ro 9:21). Da mesma forma, não tem Deus direito de fazer o que Ele quer nas nossas vidas? Claro que sim! Ele é o oleiro, nós somos apenas o barro! Ele tem até o direito de quebrar nossa vida e começar tudo de novo!
Pare um pouco agora, porém, e pense bem no que estamos dizendo! Deus tem autoridade e direito para quebrar a minha vida e começar tudo de novo? Sim, Ele tem; mas isto é muito mais sério e solene do que às vezes pensamos. É fácil cantar:
“Como Tu queres, Senhor, sou Teu
Tu és o Oleiro, barro sou eu;
Quebra e transforma até que emfim
Tua vontade se cumpra em mim”

 As palavras deste coro são bíblicas, e seria ótimo se todos que as repetissem sinceramente entendessem e aceitassem o que cantam. Precisamos, porém, parar um pouco e analisar estas palavras. Você estaria mesmo disposto a ter sua vida “quebrada” por Deus? Eu não me refiro a sofrer um grave acidente, ou passar por uma enfermidade terrível. Não: ser “quebrado” é mais do que isto. É padecer como padeceu Jó, perdendo tudo que ele já tinha (a não ser sua vida). Imagine se tudo que você construiu até hoje — seu emprego, sua reputação, suas amizades, sua família — tudo fosse tirado de você; imagine se Deus quebrasse, literalmente, sua vida, e começasse tudo do zero novamente. Qual seria a sua reação? Qual seria a minha reação? Teríamos a confiança calma de Jó? Como são preciosas as palavras deste homem no meio da sua dor: “Ainda que Ele me mate, nEle esperarei” (Jó 13:15).
Meu alvo é ser como simples barro nas mãos do Oleiro; meu alvo é que a vontade dEle se cumpra em mim. Quanto, porém, estarei disposto a pagar para alcançar este alvo? Estaríamos dispostos a sermos “quebrados” pelo Senhor? Ele raramente faz isto — será que é porque sabe que poucos de nós o suportaríamos? (Veja I Co 10:13). Mas é bom que saibamos que Ele tem este direito. O exemplo impressionante de Ezequiel (Ez 24:15-18) ilustra isto.
Você já questionou algo que Deus fez? Já achou injustiça algo que aconteceu com você? Lembremos, irmãos e irmãs: Deus é o Oleiro, nós somos apenas o barro! Ele tem poder e direito de nos tratar como bem entende. E por que temer? Sabemos que Ele sempre busca o nosso bem, e qualquer aflição momentânea que vier (mesmo que sejamos “quebrados”) será somente para o nosso bem.
Ah, que possamos repetir com Jó: “Ainda que Ele me mate, nEle esperarei!”
Deus é o Oleiro, nós somos o barro. Isto quer dizer que (a) eu devo obedecer tudo que Ele me pede na Sua Palavra e (b) devo aceitar tudo que Ele faz na minha vida. É certo que não entenderei tudo que Ele me pede, e não entenderei tudo que Ele faz na minha vida. Mas Ele é o Oleiro, não eu; eu sou apenas o barro. Quão abençoado sou, porém, por ser barro que Ele tomou nas mãos, e que Ele moldará para a Sua glória. Oleiros humanos falham — a Palavra do meu Oleiro, porém, e as ações do meu Oleiro, serão, todas elas, perfeitas em todos os seus aspectos. Eu, o vaso, quando visto na glória eterna, serei um vaso perfeito, moldado conforme a vontade de Deus, o Oleiro.

W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário