quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Igreja de Laodicéia

        Laodicéia era uma cidade rica e florescente do Império Romano, na Ásia Menor, situada ao Sudoeste de Filadélfia, nas proximidades da cidade de Colossos, cujos nomes anteriores foram Dióspolis e Rheos. O nome Laodicéia, que significa democracia, foi-lhe dado em homenagem à esposa do rei sírio Antíoco II. Laodicéia foi destruída,  pela segunda vez,  em 1402 d.C pelas hordas de Timur-Lenk.
Laodicéia tinha uma igreja cristã e Jesus Cristo, em Apocalipse 3:14-20, envia ao seu anjo uma carta como segue:
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.
      A Igreja de Laodicéia pode ser a igreja atual de qualquer denominação. Cada igreja evangélica dos dias de hoje possui uma ou muitas características de Laodicéia. Ela usa o nome do Senhor  Jesus Cristo para se tornar confiável e respeitável,  porém nunca O deixa entrar em suas reuniões. Lá dentro há quase sempre reuniões sociais, nas quais podemos ver e ouvir:
* Corinhos heréticos ao som de rock, cantados, com tremendos erros de métrica, rima, e gramática, enquanto os crentes rebolam na maior euforia, batendo palmas, exatamente como se costuma fazer nos shows mundanos. Sem falar naqueles que começam a enrolar a língua, bolam de rir, se contorcem, caem para trás,  andam de quatro, tiram a roupa e até vomitam...
* Declamações rápidas de alguns trechos bíblicos, feitas pelo pregador e a congregação... Mas ninguém atenta para a significação dos mesmos, que, na maioria das vezes, são retirados do Velho Testamento, como se todos os crentes fossem judeus.
* Mensagens teóricas, embasadas na psicologia “cristã”,  apresentadas pelo pregador, com a preocupação única de agradar as suas ovelhas. Não se pode falar de pecado, inferno e santidade de vida, que os membros não gostam! Dentro da igreja é preciso haver gente que se divirta e ainda busque os amigos lá fora para virem também se divertir.
Dentro da Igreja, muitas vezes, reina o maior calor humano, do mesmo modo que uma  completa mornidão espiritual. Enquanto os homens pensam em negócios, esportes e viagens, as mulheres se preocupam com assuntos domésticos, roupas, jóias, cabelos, etc. Essa igreja imagina-se rica e abastada. Foi construída dentro de um terreno magnífico, com um templo imponente, bem decorado com móveis caros e cortinas de cetim.  Vitrais coloridos brilham sobre as janelas prateadas. Seus pastores - gordos, flácidos e bem remunerados -  pensam o seguinte, enquanto olham tanto luxo: “O Senhor Jesus merece o melhor!”.
Jesus conhece as obras dessa igreja, que não é quente nem fria, mas completamente morna.  Ela não deseja adquirir ouro provado no fogo, ou seja, conhecer o verdadeiro sentido da sua existência, que é salvar e edificar vidas através da pregação do evangelho, dentro e fora da Igreja.  Sua nudez é evidente em matéria de santidade, mas mesmo assim  ela não tenta se vestir com  roupas brancas, adotando uma vida de pureza alicerçada na verdadeira conversão ao Senhor Jesus Cristo, crescendo na graça e no conhecimento do Senhor,  pelo estudo diário de Sua Palavra. Ela dispensa o colírio de ervas medicinais diluídas em água boricada, para limpar a poeira que a impede de contemplar  a beleza do Senhor. E demos graças a Deus que ela não seja alicerçada na fraqueza humana da lasquinha de pedra chamada Pedro,  mas na rocha eterna e perfeita, que é  Jesus Cristo, e ainda tenha possibilidade de se recuperar, quando o pastor se converter!
Quase todos nós pertencemos a essa igreja. Queremos democracia total dentro de nossa denominação. Exigimos um pastor jovem,  culto, simpático, elegante, e muito compreensivo. Principalmente um que não repreenda os jovens quando eles se agarram durante o culto. Nem os adultos, quando jogam na Sena e na Loto. Que ele feche os olhos quando faltamos à Escola Dominical para dormir um pouco mais, ou ir à praia, numa linda manhã de sol. Que não nos censure quando faltamos ao culto vespertino para ficar vendo o futebol ou o “Fantástico”. Que não se incomode, quando deixamos de ir às reuniões semanais, para ficar em casa assistindo a novela do Paulo Coelho, que vem aí... 
Esse pastor nunca deve pregar sobre Romanos 6:23, dizendo que “o salário do pecado é a morte”.  Nunca deve exigir de nós santidade de vida, separação do mundo. Mesmo porque seus filhos adolescentes são tão legais! Eles têm uma bela coleção de CD’s de rock, estudam em colégios católicos, que são os mais caros e melhores! Os garotos usam camisetas com desenhos ocultistas tipo Walt Disney.  As gatinhas usam mini-saias digitais. A esposa do pastor anda na última moda e até gosta de mostrar os belos joelhos morenos! Ele deve também dar apoio à doutrina da Prosperidade, pois todos nós desejamos ser ricos e felizes!   Todos nós queremos ser pequenos deuses e devemos repetir sempre coisas positivas, porque as palavras têm poder!  Doutrina ortodoxa? Sem essa!  Agora quem manda é o AMOR ! O Apóstolo  João diz que Deus é amor”... Então o AMOR é quem manda!
  Entrementes, Jesus continua esperando do lado de fora, batendo mansamente... E repetindo pacientemente. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.
 Mas até Jesus pode cansar-se  e dar um basta nessa igreja insossa, que nunca vai pregar o evangelho na rua, nem nos lares, porque isso é  muito chato!
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)
...o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)


Mary Schultze, abril 2007

Um comentário:

  1. Você escreve muito bem. Gostei muito da reflexão. Que Deus te abençoe mais e mais em sua jornada cristã.

    Ev. Jailton P. de Paiva

    ResponderExcluir