terça-feira, 25 de outubro de 2011

Relação entre designers e fotógrafos

Enviado por Francine de Mattos    


Hoje os fotógrafos precisam ter habilidades que não apenas se limite o simples ato de configurar câmeras e fazer cliques, o fato é que os tempos mudaram. Se antigamente era necessário apenas saber escolher filmes, manusear negativos e aprender técnicas de revelação e ampliação de imagem para conseguir as melhores fotos possíveis, nos dias de hoje, na era digital, o fotógrafo para obter sucesso é preciso saber muito mais que o básico do tratamento de imagem.

O comum é os fotógrafos passarem mais tempo na frente do computador que atrás propriamente das
lentes. Principalmente os que trabalham com fotografia de casamento. São horas consecutivas editando e retocando imagens. Há estimativas de que um fotógrafo de casamento gasta duas horas de edição para cada hora fotografada, e são poucos que repassam esse trabalho de finalização para outras pessoas.

Agora imagem quando outro profissional de imagem, exemplo, um
designer deixasse suas habilidades gráficas de lado e fosse fotografar por aí? Será que ele teria alguma vantagem ou habilidade que os fotógrafos deveriam aprender?

Designers são os que mais lucram com bancos de imagens


Nunca conheci pessoalmente algum designer que migrasse para o mundo da fotografia. Mas já ouvi falar de casos que deram super certo. Afinal eles também utilizam fotografias para montar projetos gráficos, conhecendo melhor a arte fotográfica é ótimo porque assim eles começam a criar peças exatamente como desejam.

É claro que trabalhos mais complexos sempre exigirão os conhecimentos técnicos de um fotógrafo profissional, mas o designer que conhece o básico da fotografia pode tornar o relacionamento profissional muito mais fácil, agregando ainda mais valor nos produtos finais.
fot_des_1.jpg
fot_des_6.jpg
fot_des_7.jpg
O mais engraçado é pensar que a mente de um fotógrafo é diferente da de um designer. O designer vai montando um layout pensando nos elementos que pode tirar ou acrescentar a fim de transmitir uma mensagem e facilitar a compreensão. O fotógrafo pensa em fazer boas imagens, focadas, bem iluminadas e com boa composição. A maioria dos fotógrafos não se preocupa tanto com a mensagem por detrás da foto.

O designer vê uma foto e imagina quais elementos poderá acrescentar ao fundo, em como irá montar um layout, visualizando o produto final. O fotógrafo preocupa-se com assunto fotografado, concentrando a atenção apenas na foto. Isso não é uma comparação, estou apenas tentando destacar as características de cada um.

A fotografia é apenas uma parte do design

Quando um designer estuda fotografia acaba ganhando melhores técnicas para realizar seus trabalhos. Quando acontece o contrário os benefícios são quase inexistentes, curiosamente. Design gráfico envolve cores, tipos, ilustrações e fotografia a fim de comunicar algo. A fotografia é uma das “preocupações” de um designer, por isso será muito melhor se ele conhecer suas técnicas.

Os benefícios que o design empresta à fotografia é exatamente o tratamento de imagem. O que um fotógrafo é quase obrigado a saber nos dias de hoje.


Fotógrafos vêm as fotos como produto final dos seus conhecimentos técnicos. Já os designers enxergam o início, um suporte onde poderão aplicar as mais variadas técnicas a fim de obter imagens muito melhores, sempre. Essa é a boa lição que um fotógrafo pode capturar de um designer… Nunca se contentar e buscar sempre o aprimoramento do trabalho!

fot_des_2.jpg

fot_des_4.jpg

fot_des_3.jpg

fot_des_5.jpg

Referência:

www.gabrielpevide.com.br

Fotografias de:

www.flickr.com/photos/miss-sarah

Nenhum comentário:

Postar um comentário