quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lendo e refletindo...

No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

Para que possamos entender logo essa parábola vamos ver o que significa cada coisa.
Semeador: O Senhor
Semente: A palavra do Senhor
Os Solos:  Nossos corações

- e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
Quando Jesus fala sobre isso, Ele quer dizer que há muitos que ouvem a palavra do Senhor,mais não atendem, ou não obedecem. Assim aqueles solos que não estão dispostos a aceitar a semente para que possa um dia frutificar, as sementes irão ficar sujeitas a serem comidas pelos pássaros. Se o nosso coração não estiver disposto ao obedecer os mandamentos e a palavra de Deus, o maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração;

- e outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
Este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
Há muitos que recebem a palavra do Senhor, que ouvem, obedece, mais logo quando acontece alguma dificuldade, quando passa por alguma provação, elas logo desistem.

- e outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Essas pessoas recebem a palavra do Senhor, mais quando chegam os momentos de fraquezas por conta das riquezas, e de tudo que o mundo oferece, passam a sufocar elas, e também desistem da caminhada, nesse caso podemos falar que a 'carne' fala mais alto.

- mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
A palavra do Senhor quando é plantada em um coração sincero e obediente, da seu fruto no tempo certo, na verdade, da 'muuuitos' e frutos. As pessoas que tem um coração disposto a obedecer ao Senhor, disposto a cumprir os mandamentos do Pai, disposto a dar frutos, a passar esse amor pra outras vidas,e assim multiplicando, e assim florescendo conforme o tempo de Deus, esse é coração de boa terra.
Aquele coração que nunca vai desistir mesmo que passem a ser sufocadas com as coisas do mundo, com as dificuldades, e melhor ainda, nunca deixará ser levadas pelo inimigo.

*O coração bom,(a boa terra)é aquele(a) sempre estará ligado ao Senhor. Mateus 13

Que Deus nos abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário